iPhone Insides
Olá, seja muito bem vindo ao "iPhone Insides".

O melhor fórum de ajuda personalizada para
iPhone - iPod e iPad do Brasil.

Entre e aprenda muito mais conosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

iPhone Insides
Olá, seja muito bem vindo ao "iPhone Insides".

O melhor fórum de ajuda personalizada para
iPhone - iPod e iPad do Brasil.

Entre e aprenda muito mais conosco!
iPhone Insides
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps

2 participantes

Ir para baixo

Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps Empty Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps

Mensagem  iLucas Seg 1 Ago 2011 - 16:55

Fala galera,

Há algum tempo essa novidade que está mobilizando o mundo do desenvolvimento de aplicativos para iOS.

Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps 15-appsterdam-256x210
Appsterdam. O trocadilho resume bem a proposta: fazer de Amsterdã a capital dos apps. Ou, ao menos, colocar a cidade holandesa no mapa da indústria mundial de software. Essa é a visão de Mike Lee, veterano programador com passagem por empresas como Apple, Tapulous e Delicious Monster, que decidiu fixar residência na cidade e agora tenta convencer seus colegas a fazerem o mesmo. No final de abril, ele publicou um texto no qual batizava sua mais nova ideia e listava os motivos que faziam da cidade o refúgio ideal para criadores de apps.
A meta de Appsterdam não é modesta — ser para aplicativos o que Hollywood é para filmes e a Broadway para musicais. Lee quer fazer da cidade um polo para profissionais ligados à criação de apps, onde não só encontrariam pessoas com os mesmos interesses, como contariam com auxílio de colegas e especialistas para se estabelecer e trabalhar.
Se você precisa de um contador ou de um advogado, se precisa de ajuda para encontrar um lugar para ficar, o que você precisar, nós ajudaremos. Esta é a cidade ideal para programadores, designers e profissionais de criação. Aqui é a sua nova casa.
Mike Lee é o primeiro a reconhecer que o mundo já tem um ponto de convergência de programadores, chamado Vale do Silício. Era lá que morava antes de embarcar numa viagem de um ano ao redor do mundo — a qual terminou na capital holandesa, onde decidiu ficar.
“Eu adoro a Califórnia”, explica ele no post-manifesto que deu início ao movimento. “Mas a região está cheia de problemas, a começar pelo custo de vida.”
O atual clima político dos Estados Unidos também foi um fator decisivo em sua ida para a Europa. Lee acha que há americanos querendo sair do país em busca de uma vida mais tranquila, ao mesmo tempo em que há estrangeiros querendo fazer parte da indústria de software, mas que encontram barreiras na política de imigração dos EUA.
“O Vale do Silício é o que é por causa dos engenheiros, não por causa do dinheiro”, explica o autointitulado prefeito de Appsterdam. “A abundância de capital de investimento desvirtuou a empresa de garagem do passado. Queremos pegar essa parte boa do Vale do Silício — a união de profissionais com mentalidades semelhantes — e levá-la para um lugar melhor.”
Lee considera Amsterdã a cidade mais “habitável” do mundo, com certa razão. Com um custo de vida mediano se comparado ao de outras capitais europeias, Amsterdã combina tradição e liberalidade de maneira única. As opções de lazer e cultura são das melhores que a Europa tem a oferecer e a vida noturna tem atrativos para todos os gostos. A fama de lugar tolerante é merecida, e resulta num curioso ambiente pacato e familiar, ainda que repleto de comportamentos considerados transgressores em outras regiões. Por fim — e sobretudo —, há a facilidade de comunicação: o inglês é praticamente o segundo idioma da cidade e uma boa parcela dos habitantes é fluente em três ou mais línguas.
O mundo pós-PC, como Steve Jobs apelidou o fenômeno atual de renascença criativa da indústria de hardware e software, parece ser a oportunidade perfeita para tocar uma empreitada desse porte. O recém-criado e já bilionário mercado de apps abriu espaço para milhares de desenvolvedores independentes, capazes de se manter com uma infraestrutura pequena e trabalhar de praticamente qualquer lugar do mundo. É esse contingente que Mike quer convencer a tentar a sorte em Appsterdam. Mas como começar?
“Visite Amsterdã”, convida Mike. “Tire férias ‘a trabalho’. Venha passar o verão na Europa, conhecer a comunidade, passear com a família e participar das nossas palestras e encontros. Mesmo que ninguém se mude para cá, só de ter muita gente da nossa indústria vindo para o mesmo lugar uma vez ao ano já será o bastante para construir uma comunidade autossuficiente.”

A confiança de Lee parece estar rendendo frutos: nos dois meses após seu lançamento, Appsterdam já contava com centenas de adesões. No fim de junho, ele e vários voluntários promoveram o lançamento oficial do movimento — um evento lotado que, entre festas, palestras e tours pela cidade, se estendeu por três dias.
Os primeiros meses da iniciativa, batizados de “Verão de Appsterdam”, seguem um único mote: como posso ajudar? Designers e programadores estão concentrados em criar a identidade visual, o site e o material promocional da marca Appsterdam, mas há também colaboradores de perfil administrativo e organizacional, que ajudarão desenvolvedores a se mudar para a cidade, prestando assistência no processo de imigração e abertura de empresas, na procura e oferta de empregos, escritórios e apartamentos, e até na mediação com fundos de investimento.
Se Lee tiver razão e Amsterdã for mesmo um enorme celeiro de apps esperando para acontecer, é questão de meses para que tamanha empolgação e esforço se reflitam nas prateleiras virtuais de app stores mundo afora.

Hoje, no primeiro dia de Agosto de 2011, o que ocorreu foi:

Fundador da iniciativa Appsterdam coordena resistência de desenvolvedores contra a Lodsys:

Leia mais: Fundador da iniciativa Appsterdam coordena resistência de desenvolvedores contra a Lodsys | MacMagazine

A Lodsys pode meter medo em desenvolvedores independentes, pequenos, que não podem correr o risco de entrar em uma briga judicial que custe centenas de milhares de dólares, mas nada melhor que um pouco de união para superar até o pior dos temores. Como dizem, “A união faz a força.”
Segundo conta o Ars Technica, foi revelado hoje o Appsterdam Legal Defense Team, uma iniciativa de Mike Lee para prover defesa conjunta contra patent trolls. A ideia é que Michael McCoy, um advogado especialista em tecnologia, ajude a defender os interesses dos desenvolvedores em conjunto, algo que seria caro demais para fazer isoladamente.
Nas duas próximas semanas, Lee deverá anunciar como desenvolvedores poderão pedir ajuda ao Appsterdam Legal Defense Team. Se isso realmente der certo e alcançar os objetivos ambiciosos a que almeja (derrotar a Lodsys, depois derrubar a Intellectual Ventures e então passar uma lei no Congresso para proteger pequenos programadores de processos por conta de patentes), poderemos dizer que montar um “Vale do Silício de apps” na Holanda foi apenas o começo de algo muito, muito maior.

Como não é nada tão novo mas bem interessante eu parafrasiei o texto direto da fonte.

Obgs à MacMagazine.


E aí, vamos mudar a equipe do iPhone Insides pra lá?
Façam suas doações.
iLucas
iLucas
iInside ADMIN
iInside ADMIN

Mensagens : 1454
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 38
Localização : Capital do Ceará

http://www.fontenelefurtado.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps Empty Re: Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps

Mensagem  iLucas Seg 1 Ago 2011 - 16:59

Entenda o Caso Lodsys:

A Apple até que tentou entrar na rinha montada pela Lodsys para atormentar desenvolvedores de apps, mas é claro que não ia ser fácil: conforme conta o FOSS Patents, a patent troll se opôs à intervenção da Maçã no processo. O motivo alegado? Na verdade, são três.

Ao longo de 92 páginas, a Lodsys explica que:

1. algo impede a extensão da licença da Apple (este trecho está cortado, por questões de confidencialidade),
2. o interesse da Apple é puramente econômico (pelas leis locais, isso não é o bastante para uma parte entrar como interventora), e
3. uma das alegações da Apple mencionava que os desenvolvedores atacados eram pequenos e indefesos, algo que mudou quando a Lodsys começou a ficar com o olho maior que a barriga (aliás, essa história de atacar grandes desenvolvedoras de apps pode muito bem ter sido só para poder criar este argumento).

Por fim, uma coisa curiosa: aparentemente a Lodsys não tem em suas mãos o contrato com a licença concedida à gigante de Cupertino, tanto que ela pediu vistas, mas só recebeu uma material com apenas dois parágrafos legíveis. Isso acontece porque a Apple teria feito um acordo com a antiga possuidora das patentes, a Intellectual Ventures; decerto, só posteriormente a Lodsys adquiriu as ditas patentes, e é possível que haja cláusulas de confidencialidade no contrato que impeçam a sua exibição integral a qualquer indivíduo além das partes no contrato sem que seja feita uma solicitação judicial.
Esse tipo de contestação da Lodsys é algo quase previsível num processo (só mesmo cochilando nos bancos de um fórum para aceitar qualquer movimento da outra parte sem responder), mas deverá servir para uma coisa que atende o interesse da patent troll: atrasar o andamento do processo e pressionar muita gente a pagar por mais uma licença (quase como uma extorsão).
A decisão quanto à entrada ou não da Apple ainda poderá levar semanas, o que certamente vai deixar muitos desenvolvedores pequenos sem dormir, pois eles ainda devem cuidar de suas defesas e contratar advogados — o que sai caro, muito caro, no nível “perder a casa” de tão caro. E desenvolvedor que não dorme nem tem casa é desenvolvedor que não desenvolve: todo mundo (menos a Lodsys) sai perdendo com isso

iLucas
iLucas
iInside ADMIN
iInside ADMIN

Mensagens : 1454
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 38
Localização : Capital do Ceará

http://www.fontenelefurtado.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps Empty Re: Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps

Mensagem  iMaster Ter 2 Ago 2011 - 7:38

Opa, vamos bora.

Quanto a iniciativa de capital do software, ainda não sei se vai pegar legal, mas o que as mulheres de lá são muito gatas, isso ninguém dúvida que está entre as TOP. rsrs Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps 1852511016
iMaster
iMaster
iInside ADMIN
iInside ADMIN

Mensagens : 2224
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 44
Localização : Brasil

https://iphoneinsides.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps Empty Re: Appsterdam: O novo cenário do desenvolvimento de Apps

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos